
A Jojoba (Simmondsia chinensis) é uma espécie de arbusto nativo dos desertos de Mojave e Sonora (Arizona, Califórnia e México).
Tem crescido selvagem nos desertos do Sudoeste dos Estados Unidos por centenas de anos sem ter sido notada pela maior parte do mundo. Apenas as tribos nativas estavam interessadas em colher o grão e usar o seu óleo no tratamento dos cabelos e disfunções da pele. Era também prática comum usá-lo no tratamento de ferimentos.
A função normal das glândulas sebáceas é alterada quando resíduos se acumulam no couro cabeludo. Isso geralmente é devido a limpeza imprópria, condicionamento ou resíduos de produtos de pouca qualidade. As películas permanecem juntas umas às outras na superfície da pele, retardando a maturação de novas células e o sebo encrava-se no couro cabeludo, retardando o crescimento de novo cabelo. Se os folículos de cabelo endurecerem, tronam-se inativos resultando numa excessiva diminuição da quantidade de cabelo ou até mesmo, calvice.
A joboba é um óleo leve e muito semelhante ao sebo produzido pelo couro cabeludo. Quando massageado directamente no couro cabeludo, dissolve o sebo encravado, os folículos do cabelo ficam livres estimulando a germinação das células na epiderme e um crescimento renovado dos cabelos. Este óleo também torna o couro cabeludo menos ácido, regulando as secreções glandulares.
Assim, os benefícios do óleo de jojoba (que também pode ser aplicado na pele) para o cabelo são:
a) Hidratação. O sébum produzido pelo nosso couro cabeludo tem como função hidratar o cabelo. O Óleo de jojoba, por ser semelhante, é um hidratante capilar por excelência.
b) Combate à quebra capilar. Massajar regularmente este óleo no couro cabeludo protege o cabelo de quebras, no sentido em que fornece hidratação necessária aos mesmos e evitando as pontas espigadas. Adicionar algumas gotas de óleo de jojoba ao champô estimula a renovaão das células que tornam o cabelo mais forte.
c) Crescimento do cabelo. A capacidade deste óleo de "imitar" o sébum, aliado ao facto de desobstruir o couro cabeludo, evitando que se acumulem células mortas, é a razão pela qual é responsável pela estimulação do crescimento do cabelo.
d) Propriedade anti-sépticas. O óleo de jojoba tem propriedades anti-bacterianas e anti-fungicidas, tornando o couro cabeludo livre de eczemas, dermatites e psoriases, responsáveis pela queda do cabelo.
e) Protecção e reparação. Além dos benefícios hidratantes, o óleo de jojoba melhora a circulação sanguínea do coro cabeludo. Misturado com óleos essenciais como lavanda e alecrim, potenciam os benefícios restauradores e nutritivos
f) O óleo de jojoba é rico em vitaminas B, E.
Para obter os benefícios máximos deste óleo, é bom certificarmo-nos que o mesmo é orgânico e prensado a frio.